O Royal Institute of British Architects (RIBA) selecionou os arquitetos O'Donnell e John Tuomey como vencedores da Royal Gold Medal 2015, um dos prêmios de arquitetura mais prestigiados do mundo que homenageia o conjunto da obra. Aprovado pessoalmente pela Rainha, o prêmio reconhece aqueles que contribuíram significativamente com o avanço da arquitetura.
O RIBA elogiou o modo como O'Donnell + Tuomey se uniram no início dos anos 1990 para combinar "o 'racionalismo' sereno e consciente de Sheila com o 'construtivismo' fluente e retórico de John", dizendo que "através de seus edifícios, publicações, exposições e ensino, eles forjaram uma nova e confiante identidade para a arquitetura irlandesa."
Em resposta ao prêmio, Sheila O'Donnell e John Tuomey disseram: "Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos para essa inesperada premiação. É uma honra estarmos na companhia de heróis, arquitetos cujo trabalho nós estudamos e com os quais continuamos a aprender. Acreditamos no valor social e no propósito poético da arquitetura e esse prêmio nos encoraja a continuar lutando nessa privilegiada e complicada profissão."
De sua sede em Dublin, a dupla tem um histórico significativo no panorama arquitetônico do Reino Unido, tendo sido selecionada como finalista do RIBA Stirling Prize cinco vezes: em 1999 pelo projeto Ranelagh Multi-Denominational School, em 2005 pela Lewis Glucksman Gallery, em 2011 pelo An Gaeláras Irish Language Arts and Cultural Centre, em 2012 pelo Lyric Theatre e em 2014 pelo projeto London School of Economics Saw Swee Hock Students' Centre.
RIBA Announces 2014 Stirling Prize Shortlist
O crítico de arquitetura Joseph Rykwert, ganhador desse mesmo prêmio no ano passado, disse: "Ao conceder a Royal Gold Medal a Sheila O’Donnell e John Tuomey, tenho consciência de que eles estão entre os mais jovens vencedores do prêmio, e, além disso, já fazem quarenta anos desde que a honraria foi concedida a um escritório irlandês [Michael Scott em 1975; o prêmio também foi dado a Peter Rice, engenheiro irlandês da Ópera de Sydney e do Centro Pompidou, em 1992]. Neste meio tempo, a arquitetura irlandesa floresceu - particularmente em sua geração - com um comprometimento com a arte e a construção do edifício, o que causa inveja em nossa ilha mais populosa."
O prêmio será oficialmente concedido em uma cerimônia que acontecerá na sede do RIBA em Londres, no dia 03 de fevereiro de 2015.